- Ano: 2016
-
Fabricantes: COR-TEN
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Palácio Cultural foi projetado em 1930 pelo arquiteto de Bucareste Victor Smigelschi, e sua função principal era receber os eventos da Associação Cultural ASTRA.
As primeiras mudanças no projeto original transformaram o salão principal do edifício, construídos já nos anos 1960 para acomodar a nova função de sede do cinema da cidade. No mesmo período o térreo passou por algumas reformas para abrigar o Museu Histórico e Etnográfico, a Biblioteca Pública e o Centro de Transmissões de Blaj.
No inverno de 1995 um incêndio consumiu boa parte do edifício, causando danos severos à cobertura e o espaço interno do salão principal. Permaneceu em ruínas até 2012, quando a Prefeitura iniciou um projeto de reabilitação e re-funcionalização do Palácio. O edifício seria redesenhado para incorporar um hall multiuso, que poderia ser equipado com luz artificial e natural e assim receber uma grande variedade de eventos culturais como concertos, peças de teatro, conferências, exposições, etc. O edifício também serviria como sede do Instituto Alba da Academia Romana.
Pesquisa
O Palácio Cultural de Blaj foi excluído da lista dos Monumentos Históricos da Romênia, mas ainda assim está localizado na Área Protegida dos Monumentos Históricos Nacionais. Secções do projeto de arquitetura original atribuídas a Victor Smigelschi foram encontrados nos Arquivos Nacionais, assim como duas imagens nas quais o edifício pode ser visto logo após a inauguração. Infelizmente, não foram encontrados registros sobre os interiores.
Conceito de Projeto
Com base na pesquisa histórica e conhecimentos técnicos, foi decidido que os conceitos espacial e funcional do edifício, que estava em ruínas, deveriam seguir o projeto original. A decisão implicou que todas as alterações feitas posteriormente para abrigar as instituições foram removidas. O novo projeto segue duas direções: primeiramente, para evocar a trágica história recente do edifício e posteriormente, para criar espaço interno e externo flexíveis que poderiam facilmente ser adaptados para suprir as necessidades da comunidade que atende. O salão principal se torna um espaço multiuso ao remover todas as poltronas do antigo cinema substituindo-as por poltronas móveis, além da adição de mais luz natural com novas claraboias. Outras pequenas mudanças reversíveis como a estrutura metálica da cobertura, revestimento de tijolos e o teto suspenso relembram o visitante do recente incêndio.